O texto abaixo é uma tradução da matéria oficial, que está escrita em espanhol, publicada no dia 14 de fevereiro (Dia de São Valentim):
“Artistas assinam um manifesto de apoio a Alejandro Sanz por veto em Venezuela”
Cerca de 140 personalidades da música, cultura e esporte assinaram e tornaram público um manifesto de solidariedade com o cantor Alejandro Sanz, devido ao cancelamento de sua apresentação em Caracas por causa das opiniões que deu o artista sobre o presidente desse país, Hugo Chávez.
Vale lembrar que o cantor foi declarado persona no grata pelo Conselho Legislativo do Município Libertador de Caracas por expressar-se “de forma grosseira” contra o mandatário venezuelano.
Segundo informou 20minutos.es, o cantor venezuelano, Carlos Baute, insinuou que estavam arrecadando alguma ajuda para apoiar a Sanz. Pouco depois, se fez chegar aos meios o texto com as assinaturas de David Beckham, Shakira, Amaia Montero, Jennifer López, Antonio Carmona, entre outros, que consideravam "injusto" para o público venezuelano que não se permita atuar ao intérprete de temas como “Corazón Partío”, “El Alma al aire”, entre outros.
O manifesto assegura que Alejandro Sanz, é um artista que “sempre está disposto a ajudar” e que é “reconhecido por todos como um amigo leal”. Além disso, afirmam que acreditam em uma “América Latina onde todos sejamos livres de expressar nossas opiniões”.
Ao final do documento expressam seu desejo que “esta situação de desencontro se solucione”. Cabe destacar que Alejandro Sanz disse, o último domingo, que “a batalha não estava perdida”, ainda que esteja ganhando “ a lei do silêncio e a lei da escuridão”.
Carta de Alejandro Sanz:
"Queridos amigos e companheiros;
É a primeira vez que me encontro com uma canção a que não se põe a letra. E é que não há palavras para agradecer a vocês o apoio que me tem dado nesta situação inédita. (O primeiro sintoma da repressão é silenciar os artistas). Dizem que somos o que defendemos? Nós somos liberdade. Liberdade são nossas canções, são nossas conquistas e nossos atos. E é o respeito à liberdade, o que com suas assinaturas estão apoiando. Reconheço que me senti muito só até o momento em que vi os seus nomes nessa lista, mas agora sei que somos muitos e que vocês são valentes, sobretudo nossos irmãos venezuelanos que decidiram assinar ainda sabendo que isso pode lhes custar caro. Por isso e por todos os venezuelanos que se sentiram sós, vai a minha assinatura e o meu agradecimento a todos vocês.
Um forte abraço.
Seu amigo
Alejandro Sanz"
Para ler a carta original é só acessar o site do Jornal EL PAÍS. Link:
Além dos já citados nomes de pernalidades do mundo das artes e dos esportes, estão engajados também: Jennifer López, Marc Anthony, Paulina Rubio, Joan Manuel Serrat, Carlos Vives, Joaquín Sabina, Juan Luis Guerra, David Bisbal, Jorge Drexler, Fito Páez, José María Cano, Laura Pausini, Julieta Venegas, Miguel Bosé, Raphael, Víctor Manuel, Alberto Iglesias, Fher Olvera, Juan Calleros, Sergio Vallín e Alex González (Maná), Leonor Watling, Rafael Basurto (de los Panchos), Alex Ubago, Dover, Ana Belén, Jarabe de Palo, La Quinta Estación, Rosario, Presuntos Implicados, Nacho Duato, Melendi, Manolo Escobar, El Sueño de Morfeo, Alejo Estivel, Chenoa, María de Medeiros, Nena Daconte além dos pilotos Ángel Nieto, Alex Crivillé e Fonsi Nieto.